Acne: Causas e tratamentos

Olá! Eu tenho certeza que você que está aí odeia acne tanto quanto eu, não é mesmo? Parece que elas aparecem justamente no momento mais inapropriado. Quando temos um evento ou algo muito importante pra fazer, parece que ela “puf”, resolve aparecer e bem no meio do nosso rosto. Mas, estamos aqui hoje para descobrir as principais causas e alguns tratamentos pra evitar essa visita tão indesejada.

A acne é uma das doenças de pele mais comuns que existem, pode acontecer em pessoas de qualquer idade. Mas é muito mais comum na adolescência.

imagem acne - Acne: Causas e tratamentos

Mas, o que exatamente é a acne?

Na nossa pele, existem glândulas sebáceas que são responsáveis por produzir um tipo de óleo, o sebo. Esse óleo causa a lubrificação natural da nossa pele e pelos. Nas pessoas com acne, as glândulas sebáceas apresentam dois tipos de problema: produzem muita oleosidade e estão obstruídas pelos famosos cravos. Por isso, nos lugares da nossa pele que contêm mais oleosidade são onde geralmente surgem as acnes.

Quanto maiores e mais inflamadas, mais chances tem de causar cicatrizes no futuro.

Causas

Alterações hormonais

Alguns hormônios do nosso corpo estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Por exemplo, na puberdade isso acontece e é por isso que a tendência a termos mais espinhas na adolescência é muito grande. Nas mulheres, além da puberdade, existem também outras situações. Preste atenção no ciclo menstrual muito alterado, infertilidade, ganho de peso e aparecimento de pelos no rosto. A síndrome dos ovários policísticos pode gerar esses sintomas.

A gravidez e o uso de métodos anticoncepcionais podem gerar também essas tais alterações de hormônios.

E a sua dieta? Alguns alimentos podem piorar a acne. Como aqueles muito ricos em proteínas do leite, aqueles que também aumentam muito rapidamente a glicose no sangue como doces, massas, etc.

O seu nível de estresse também pode trazer o surgimento dessas acnes.

Agora, vamos aos tratamentos

Primeiramente, aconselho que você procure um dermatologista.

Mas, deixarei aqui também algumas diquinhas pra vocês de como tratar essas acnes que nos incomodam tanto.

Começando pelos alimentos

Coma tudo que você puder comer com baixo índice glicêmico ( que não tem muito açúcar). Evite açúcar branco, por exemplo. Procure trocar tudo por produtos mais naturais, integrais.

Existem muitos alimentos que contêm vitaminas e antioxidantes. Sendo eles: alimentos amarelos e laranjas, blueberry, Curcumina (tempero), óleo de semente de abóbora, castanhas…

Peeling caseiro

Vamos esquentar uma vasilha de vidro, coloque dois comprimidos de aspirinas (ácido acetilsalicílico) amassando-os, coloque uma colher de chá de vinagre de maçã, meia colher de chá de óleo de coco, misture os ingredientes. Não faça isso durante o dia pois sua pele fica sensível e o sol pode não ser bom para ela após o peeling, pois pode causar manchas. Após a higienização do rosto, com água morna, aplique essa “pastinha” com o auxílio de uma gaze causando um atrito. O limite é quando você começar a sentir sua pele mais sensível.

Deixe agir de 15 a 20 minutos.

Depois lave a sua pele sem sabonete, apenas com a água. Utilize um soro fisiológico gelado, aplique em seu rosto com algodão.

Loção natural

Utilize um pedaço pequeno de babosa colocando dentro de um recipiente com água (pode ser um copo) para retirar a aloína que causa irritação, um pedaço de gengibre, um pouco de hortelã, coloque em um liquidificador com água e um pouco de óleo de coco. Coe, e reserve em um recipiente. Pode ser utilizada 2 vezes ao dia. Manhã e noite. Deixe na pele a noite antes de dormir e durante o dia aplique e passe também um protetor solar. Mantenha o recipiente em uma geladeira, dura uma semana.

E ái, gostaram?

Espero ter esclarecido algumas dúvidas e ter ajudado com essas dicas. Lembrando que também é super importante consultar um dermatologista. Isso vai gerar os resultados que você tanto espera! Siga aqui também dicas para cuidados com a pele. Você pode por exemplo, até seguir essas dicas que geram resultados maravilhosos, mas a ajuda de um profissional é sempre indispensável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *