Como Atrair mais Clientes e Fidelizá-los?

Se você possui o seu próprio negócio ou tem o desejo de empreender, provavelmente você já se questionou como atrair mais clientes e fidelizá-los.

Como Atrair mais Clientes e Fidelizá los - Como Atrair mais Clientes e Fidelizá-los?

Não adianta você ter um negócio, conseguir atrair muitos clientes e não conseguir fazer com que eles se tornem os seus clientes fiéis. Não adianta o seu cliente fazer somente uma compra e nunca mais voltar, é necessário que ele compre uma vez, volte a comprar mais vezes e ainda recomende o seu negócio para outras pessoas.

Mas como atrair mais clientes de um jeito totalmente espontâneo e não invasivo? Bom, no texto a seguir contaremos a importância e como atrair clientes para o seu negócio.

A importância da atração de clientes

Os clientes são os recursos mais importantes de qualquer empresa, pois sem eles você não consegue vender o seu produto e/ou serviço e sem a venda a sua empresa não consegue lucrar. Por isso, é importante atrair os clientes e usar formas de fidelização para que ele não somente se torne o seu cliente fiel, mas também faça o marketing boca a boca.

Sendo assim, você não deve se preocupar somente em vender, mas sim com os sentimentos do seu cliente antes, durante e após a compra.

Como atrair clientes e fidelizá-los

  • Conheça o seu cliente

O primeiro passo antes de tudo é que você conheça quem é o seu cliente. Saiba tudo sobre o perfil do seu público alvo para que assim você possa fazer escolhas mais assertivas. Como você irá montar estratégias para fidelizar um cliente se você não sabe quem ele é e nem do que gosta?

Bom, para isso é necessário definir o seu público alvo, criar uma persona e traçar todos os detalhes da vida de sua persona. Como você irá montar estratégias para fidelizar um cliente se você não sabe quem ele é e nem do que gosta?

  • Atenda o seu cliente da melhor forma possível
Atenda o seu cliente da melhor forma possível - Como Atrair mais Clientes e Fidelizá-los?

O seu cliente é a sua fonte de renda e por este motivo você deve tratar ele da melhor forma possível. O bom tratamento tem que acontecer desde o seu primeiro contato com ele, independente da efetivação da compra ou não.

Tenha cordialidade, simpatia e educação. Além disso, é importante manter uma comunicação bem clara e direta.

Vejam mais ideias para fidelizar seus clientes

  • Ofereça uma experiência de compra única

Com um mercado tão competitivo é essencial que você ofereça uma experiência de compra única e memorável para o seu cliente. Essa experiência está relacionada com o que falamos acima: cordialidade, simpatia e educação.

Para que você possa entender eu vou te dar dois exemplos que acontecem muito.

Um cliente entra em contato com um determinado vendedor e deseja comprar algum produto para seu cabelo que está quebradiço e caindo. Esse vendedor não dá a menor importância para o problema do cliente e somente tenta fazer a venda de produtos caros por conta de uma possível comissão.

Depois, esse cliente procura uma outra loja e fala com outro vendedor, só que dessa vez ele recebe um tratamento totalmente diferente.

O segundo vendedor busca entender qual é o problema do cliente, porque isso está acontecendo e o que realmente deve ser feito e utilizado para tratar esse problema, sem tentar empurrar produtos extremamente caros e desnecessários.

Então, com qual vendedor você acha que o cliente viveu a melhor experiência de compra e a onde provavelmente ele irá voltar? Com certeza com o segundo vendedor.

  • Ofereça programas de fidelidade

Faça para os seus clientes uma espécie de programa de fidelidade que seja fácil de participar e que realmente seja do seu interesse.

Programas de fidelidade são excelentes para gerar clientes fiéis, mas é necessário que a recompensa agregue valor para o cliente.

  • Mostre que está presente mesmo após a venda
Mostre que está presente mesmo após a venda - Como Atrair mais Clientes e Fidelizá-los?

Não venda e suma, isso é extremamente errado e anti ético. Após vender, trabalhe em um bom pós venda, mostrando para os seus clientes que você está com eles mesmo após a finalização da compra e que ele não é apenas mais um número.

  • Escute sempre o que o seu cliente tem a te dizer e avalie os seus resultados

Para ter sucesso e aprender de fato como atrair mais clientes é necessário que você escute sempre o que o seu cliente tem a te dizer (sejam coisas negativas ou positivas) e também avalie seus resultados obtidos para entender se realmente está seguindo o caminho certo.

  • Ofereça produtos e/ou serviços de alta qualidade

Produtos e/ou serviços de alta qualidade juntamente com um bom atendimento, são alguns dos requisitos mais importantes para começar a fidelizar os seus clientes, pois com isso os seus clientes se sentirão encantados e passarão a confiar em você.

Conclusão

Saber como atrair mais clientes para o seu negócio é um processo importante e que requer um pouco mais de dedicação e persistência para que venha dar certo e você possa colher os frutos.

No processo de encantar e atrair o seu cliente, é essencial que você o conheça para que assim possa tomar atitudes e formas estratégias mais assertivas, de acordo com o seu perfil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *