Trabalho em Pé: Como Acabar com as Dores no Final do Dia?

O trabalho em pé faz parte da vida de muitos brasileiros e como consequência disso é comum no final do dia sentir dores nos pés, nas pernas e até mesmo nas costas.

Trabalho em Pé Como Acabar com as Dores no Final do Dia - Trabalho em Pé: Como Acabar com as Dores no Final do Dia?
cabeleireiro

Todos esses sintomas podem ser responsáveis por desenvolver doenças como varizes e até mesmo trombose. Além disso, o trabalho em pé, a depende da função, pode causar danos psicológicos como ansiedade, estresse e até mesmo a depressão.

Mas o que será que deve ser feito para tornar a rotina de quem trabalha em pé menos cansativa e mais prazerosa, sem aquelas terríveis dores ao final do dia?

Bom, a seguir te mostraremos algumas dicas que você deve adotar se o seu trabalho em pé te causa dores no final do dia.

Trabalho em pé: Dicas para quem trabalha em pé

  • Cuidado com os sapatos utilizados

Todos nós sabemos que os pés são responsáveis por sustentar todo o peso do nosso corpo, não é mesmo?! Bom, sendo assim, eles merecem uma atenção mais que especial quando o assunto são os sapatos utilizados.

Se o seu trabalho é em pé você precisa usar calçados confortáveis e que sejam ideais para o seu ambiente de trabalho.

Os tênis são excelentes opções, principalmente os que possuem amortecimento e outras tecnologias que não causam impacto negativo em nosso corpo.

Mas e se você trabalhar em um escritório? Qual é o sapato mais indicado?

Nesse caso,o ideal é usar sapatos sociais sem salto ou usar um salto bem baixinho

  • Faça uso de roupas leves e confortáveis

Além dos sapatos, as roupas devem ser confortáveis e leves. Quando usamos tecidos muito pesados percebemos que eles apertam o nosso corpo. Com isso, ocorre o aumento da pressão nas pernas e isso gera dor no final do dia.

Sendo assim, opte por tecidos mais levinhos e confortáveis. Caso o ambiente seja frio, leve com você um casaco a parte.

  • Sempre alterne o apoio do peso do corpo

Se você trabalha em pé, em alguns momentos, até de forma involuntária, você irá se apoiar em uma de suas pernas. A dica aqui não é deixar de se apoiar, mas sim alternar esses momentos de apoio.

Se você se apoiou na perna esquerda, posteriormente se apoie na direita e vice e versa. Além disso, você pode também fazer movimentos circulares com os pés para fazer uma espécie de alongamento e evitar dor.

  • Movimente-se

Durante a rotina de trabalho, evite ficar o tempo todo em um só lugar. É importante que você se movimente sempre que possível. Caso você necessite ficar em um local fixo em seu trabalho, movimente de vez em quando os pés, as pernas e o joelho.

Mantenha-se em movimento e evite ficar de forma encurvada.

Tente ficar sempre com a coluna ereta, pois a sua postura vai interferir em todo o seu corpo.

  • Aproveite os seus intervalos para descansar as pernas e os pés
Aproveite os seus intervalos para descansar as pernas e os pés - Trabalho em Pé: Como Acabar com as Dores no Final do Dia?

Em seus intervalos de descanso ou em uma pausinha para lanchar, tente descansar as pernas ao máximo. Sente-se e descanse um pouco.

Se possível, coloque as pernas elevadas em cima de alguma espécie de banco ou algo do tipo. Ao elevar as pernas você estará contribuindo para que a sua circulação sanguínea flua melhor.

Quando há um aumento da circulação sanguínea na região das pernas é possível evitar dores, inchaços e até mesmo problemas mais graves como varizes e trombose.

  • Tenha uma boa alimentação

A alimentação interfere no funcionamento de todo o nosso corpo. Por isso, consuma alimentos mais saudáveis como frutas, legumes, grãos, carnes e outros.

Faça uma dieta saudável e equilibrada, para que assim possa ser possível suprir as suas necessidades nutricionais diárias. Se possível, vá à um nutricionista para que ele possa te orientar melhor quanto ao que você deve comer e as suas respectivas quantidades.

  • Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos são importantes para fazer com que os seus músculos se tornem mais fortes e resistentes às atividades do dia a dia. Além dos exercícios, o alongamento também é muito importante, pois ajuda a preparar o seu corpo para o dia de trabalho.

Sendo assim, todos os dias é importante que você faça um alongamento e pratique exercícios ou alguma atividade física. Caso em algum dia você não consiga praticar algum exercício ou atividade, não deixe de fazer mesmo assim o alongamento.

  • Use meias de compressão

As meias de compressão são uma ótima opção para quem trabalha em pé. Ela ajuda a melhorar a circulação de sangue nas pernas, reduz inchaços e dão um ótimo suporte aos músculos da perna.

Conclusão

Trabalho em Pé relaxamento - Trabalho em Pé: Como Acabar com as Dores no Final do Dia?

O trabalho em pé realmente pode causar muitas dores no final do dia, por isso é muito importante que você saiba o que fazer para evitar esse incômodo e ter melhores noites de sono.

Além disso, é importante prevenir as dores de forma certa para que você possa acordar com o corpo disposto para ir ao trabalho novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *