Como cuidar de um cabelo orgânico?
Como cuidar de um cabelo orgânico? Neste artigo eu irei te contar alguns segredos desses cuidados. Como lavar, como deve ser o contato com o calor, qual é a melhor maneira de dormir, etc. Vem comigo acompanhar todas essas dicas.
O que é um cabelo orgânico?
Não, ele não é um cabelo humano, apesar de muitas vezes aparentar. Na verdade, é feito de um material chamado: fibra bio-vegetal. O que permite o uso de secador, chapinha, modelador de cachos, etc. Porém, ele vai precisar de um cuidado a mais. E quais são eles? Você vai acompanhar algumas dicas de como cuidar de um cabelo orgânico através deste artigo.
A melhor maneira de dormir com a fibra
Durma com o cabelo preso ou com uma touca de cetim. É até melhor que seja com a touca, pois o cabelo vai ficar guardado ali dentro sem correr riscos de estragar. E por que isso? O cabelo quando entra em atrito com o travesseiro estraga. Por isso, é mais seguro que você use uma touca, prenda bem ele e coloque a touca pra dormir. Como resultado, seu cabelo durará muito mais.
Lave o cabelo de 1 a 2 vezes na semana
Por que isso?
Porque o processo de lavagem do cabelo tira o revestimento da fibra e isso acaba danificando e diminuindo a durabilidade da mesma. Quanto mais você vai lavando o cabelo, mais tempo ele passa como água, demora pra secar, você pode acabar dormindo com o cabelo molhado e entre essas série de coisas ele coça mais ainda, dá fungos e só diminui a sua durabilidade.
Portanto, lave ele 2 vezes no máximo. Quando houver muita necessidade.
Evite o calor
Por ser uma fibra de plástico com revestimento, não é muito interessante que esteja sempre em contato com o calor. Portanto, evite.
Se a fibra tiver muito contato com o calor, isso faz com que estrague o plástico. Elas aguentam até 180 graus. Então, se você precisar usar o calor em alguma situação de muita necessidade, poderá ser utilizado dentro desse limite de temperatura.
Não aplique shampoo diretamente na fibra
O shampoo foi feito para limpar o cabelo. Ele age abrindo as cutículas para limpar dentro do cabelo. Porém, cabelo orgânico não possui cutículas e esse produto que é super agressivo, agredirá também a fibra.
E como você pode fazer?
Diluindo o shampoo na água, você vai aplicar no couro cabeludo. Ao enxaguar, esse shampoo que está no couro cabeludo escorrerá para o comprimento dos fios. Faça isso umas 3 vezes. Depois esse shampoo diluído que escorrerá já será o suficiente para lavar as pontas dos cabelos e remover todas as impurezas, porque como o cabelo orgânico não possui cutículas, logo, essas impurezas ficarão somente na superfície.
E aí, gostaram?
Espero ter te ajudado. Nos encontramos no próximo artigo. Um abraço! 🙂