Tipos de cabelos: conheça alguns deles

Há quem diga que os tipos de cabelos se resumem apenas em lisos ou cacheados. Mas tem muito mais variedades por aí, e hoje vamos falar sobre os tipos de cabelos. Saber qual é o seu tipo de cabelo é importante para entender o que pode ou não funcionar para as suas madeixas. 

Tipos de cabelos

tipos de cabelos - Tipos de cabelos: conheça alguns deles

Inicialmente, os cabelos são divididos em 4 grandes grupos, começando do 1 até o 4. Essa primeira classificação diz respeito a curvatura do fio, dessa forma, o número 1 é o tipo de cabelo liso, já o número 4 abrange os fios crespos.

Já a segunda classificação, é representada pelas letras (a), (b) e (c). Elas são responsáveis por apontar as diferentes texturas que o próprio fio pode ter, ser mais grosso ou mais fino, por exemplo.

Tipo 1: lisos

lisos - Tipos de cabelos: conheça alguns deles

Faz parte do grupo dos cabelos muito lisos e escorridos. Sem nenhum tipo de ondulações, podendo ser muito oleosos também pelo fato de que a ausência de curvatura faz com que a oleosidade produzida naturalmente pelos cabelos consiga passar rapidamente pelo comprimento e chegar até as pontas.

1A

Sabe o famoso cabelo “boi lambeu”? É esse, com fios extremamente finos e grudados à cabeça.

1B

Por possuir o fio médio é um pouco mais encorpado. Assim não só segura grampos e demais apetrechos, como também consegue segurar cachos feitos com o babyliss, por exemplo. Bastante oleosos também.

1C

Os fios mais grossos pesam o cabelo, tornando-o o tipo mais difícil de modelar. Ainda assim, continua com a mesma característica de muita oleosidade.

Tipo 2: ondulados

ondulados - Tipos de cabelos: conheça alguns deles

2A

Seu cabelo é ondulado? As ondas são soltas? Tem a forma próximo do reto/ quase lisa? Então seu cabelo é 2a!

2B

Seu cabelo é ondulado? As ondas são soltas e em formato “S”? Elas se formam abaixo dos olhos? Então seu cabelo é 2b!

2C

Seu cabelo é ondulado? As ondas se formam a partir da raiz? Então seu cabelo é 2c!
Se você acha que seu cabelo tem algumas partes cacheadas, mas esses cachos são grandes e soltos e com formato em “S”, seu cabelo também é 2c!

Tipo 3: cacheados

cachos - Tipos de cabelos: conheça alguns deles

3A

Cachos definidos e levemente soltos. 

3B

O cacho é mais enrolado, com o formato de S bem mais estreito, definido e regular. As pontas tendem a ser secas, porque a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.

3C

Os cachos tem formação em espirais mais apertadas. São bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar secas. 

Tipo 4: crespos
crespos - Tipos de cabelos: conheça alguns deles

4A

São os crespos macios. Cachos pequenos, definidos e muito fechados, que parecem molas.

4B

Cachos muito fechados, em forma de zigue-zague, menos definidos do que o crespo macio e são secos.

4C

Cachos muito fechados, em forma de zigue-zague, mas sem nenhuma definição. São cabelos sem forma.

E aí gostaram de conhecer mais afundo sobre os tipos de cabelos? Aproveite para aprender sobre dicas de umectações caseiras, agora que você já descobriu qual é o seu tipo de cabelo deve ter batido uma vontade cuidar deles, né? Clique aqui para conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *