Os malefícios do formol

Hoje iremos falar sobre os malefícios do formol. O formol, é um composto orgânico pertencente ao grupo dos aldeídos. Sua principal utilização é como conservante de cadáveres e peças de cadáveres, mas também é usado como preservador na borracha, adesivos, gelatinas e sucos, produção de alguns produtos químicos, confecção de seda artificial, vidros, espelhos, corantes e explosivos, como conservantes de produtos cosméticos e em alisantes capilares.

O formol passou a fazer parte do vocabulário dos salões de beleza. Se por um lado a substância ajuda a alisar os cabelos, ela pode ser muito prejudicial à saúde tanto do profissional quanto da cliente. Por isso, é muito importante alertar sobre os malefícios do formol.

Sabemos que por exemplo, a progressiva é um tipo de escova que é muito procurado e gera como resultado, a satisfação dos clientes. Porém, muitas delas e inclusive as consideradas mais eficazes, contém formol. Que é altamente prejudicial a saúde. E eu vou te dizer o porque:

Para entender a popularidade do formol quando o assunto é “alisar as madeixas”, é importante saber como ele age. O componente se fixa na fibra capilar deixando os fios selados e com brilho. Contudo, por trás desse efeito, ele danifica o cabelo e compromete sua estrutura.

Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica quanto por quem recebe a aplicação do produto, por isso a preocupação com os profissionais que estão aplicando ser imensa. Os sintomas da intoxicação são variáveis como fortes dores de cabeça, vertigem, falta de ar, dificuldade para respirar, irritação nos olhos, nariz e garganta, dores abdominais, náuseas, podendo causar laringites, bronquites, pneumonias e até câncer.

Os malefícios do formol são só durante a sua aplicação?

Não. No entanto, o uso repetido, crônico também traz risco para a saúde. A exposição por tempo prolongado, principalmente se esta se dá em ambientes fechados, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, em especial de nasofaringe e leucemias.

Cancela o formol, já!!

O emprego dessa substância como alisante é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo o órgão, o componente só é permitido como conservante adicionado durante o processo de fabricação nas indústrias, com concentração máxima de 0,2%. Porém, para ter efeito alisante, é utilizado em doses elevadas, acarretando sérios danos à saúde de quem o prepara, aplica e recebe.

Então, nenhum alisante do mercado, que tenha como base esse ativo, recebe o registro do órgão. Sendo assim, o produto é ilegal.

Sendo assim, o que fazer?

formol - Os malefícios do formol

Sabemos que muitas pessoas mesmo sabendo desses malefícios altamente prejudiciais à saúde, fazem o uso contínuo dessa aplicação. Porém, esse resultado obtido não vale a sua saúde. Existem outras maneiras de cuidar dos seus cabelos e deixá-los bonitos e bem cuidados. Acontece que o formol também conserva esse alisamento e isso muitos não querem perder.

Mas existem também progressivas caseiras que podem causar um bom efeito em seus cabelos e logo mais trarei aqui a receita dessa maravilhosa descoberta!

Priorize sua saúde, trate seus cabelos mas sem pôr em risco outras coisas que são muito mais importantes. Você não vai querer se ver em uma situação de muito risco por simplesmente ter se permitido usar essa substância tão prejudicial!

Lembre-se, você realmente pode ser bonita do seu jeito, cuide dos seus cabelos com responsabilidade e veja como é possível ser bonita do seu próprio jeito.

Um beijo e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *