O que é empreendedorismo? Conceito e dicas

O que é empreendedorismo? Aqui iremos falar mais sobre o assunto, sempre falo bastante sobre isso, dou dicas, mas de fato… O que é empreender? Vem comigo!

Muito se fala sobre esse sucesso. Pode parecer um pouco óbvio, mas pra algumas pessoas isso ainda é uma novidade, e eu sempre estou falando aqui sobre isso, mas pensando, percebi que nunca fiz um artigo falando apenas sobre o que é, dar algumas dicas até, mas o foco principal é falar sobre esse assunto que eu amo e que você pode se apaixonar também.

O que realmente é empreendedorismo?

Design sem nome 3 2 - O que é empreendedorismo? Conceito e dicas

Está muito atrelado à disposição de idealizar e realizar projetos próprios. A palavra é também muitas vezes definida como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio. Por trás de todo o “glamour” do empreendedorismo está muuuuito trabalho e muita garra, não podemos “romantizar” o empreendedorismo e entrar nesse mercado iludidos. Mas, se realmente é um sonho, e é algo que você avaliou, sonhou, e decidiu que é o melhor pra você.

Mas, se você caiu de para-quedas aqui ou veio porque realmente já tem procurado saber mais sobre esse assunto, tem procurado entender porque decidiu fazer parte desse time, eu só quero te dizer “seja bem-vinda(o) e não desista do seu sonho!”.

Preciso falar também que muitas pessoas já nascem com isso, e que você não precisa ter o seu próprio negócio pra ter sucesso na vida. O seu sucesso vai depender do seu esforço. Porém, realmente é um fato que muitas pessoas já nascem com a liderança, com a independência e com o dom de criar e realizar.

Um empreendedor não é também necessariamente aquele que abre o eu próprio negócio, O empreendedorismo trata, afinal, de criatividade, solução de problemas e visão estratégica. E isso pode ser visto até dentro mesmo da sua casa, ou no seu trabalho, etc.

Características mais importantes

Design sem nome 1 2 - O que é empreendedorismo? Conceito e dicas

Criatividade: Essa é uma característica muito importante, você ter esse dom de criar e ter ideias que ninguém teve, ter uma capacidade de solucionar problemas.

Autoconfiança: A segurança também é uma forte característica do empreendedor, a confiança em si mesmo. Ter confiança na sua capacidade.

Resiliência: É preciso ser resiliente, é preciso saber se levantar mesmo depois de cair, mesmo testando uma estratégia que não deu certo. O empreendedor se levanta e tenta de novo, persiste até conseguir. Não se deixa abater pelas dificuldades.

Iniciativa: A iniciativa te faz tomar decisões e acreditar nelas, a falta de autoconfiança te impede de ter iniciativa. Você acredita e faz! Toma a frente antes de todo mundo.

Adaptação: É preciso se adaptar. Por exemplo, nessa situação de pandemia em que ainda estamos. Aquele que tem uma característica de um empreendedor consegue se adaptar a uma situação tao difícil como essa.

Podemos ver que essas características estão muito ligadas umas às outras, e também, é claro que essas são as principais pra mim, mas não são as únicas.

Como se tornar um empreendedor?

Design sem nome 2 3 - O que é empreendedorismo? Conceito e dicas

Já que falamos sobre as características, agora você precisa saber e analisar quais você tem e quais você ainda precisa trabalhar. Porque por mais que sejam características que muitas vezes nascem com a gente, muitas vezes elas também podem ser trabalhadas em nós.

Então, você pode separar um momento pra analisar, escreva em um caderno aquilo que você já possui (faça uma lista), e depois escreva o que você ainda precisa trabalhar.

Inspire-se!

Busque conhecer empreendedores, pesquise sobre eles e encontre aqueles com quem você mais se identifica. A inspiração em quem já obteve o seu sucesso, é uma arma poderosa pra avançar.

Além disso, você também pode pegar algumas dicas através desse processo. É como se os grandes inovadores da história estivessem agindo como seu mentor!

Existem mentorias e treinamentos desses grandes empreendedores. Você pode adquirir e ser orientado para o sucesso. Nada melhor do que aprender com aqueles que já percorreram esse caminho e conquistaram.

E aí, gostaram?

Eu espero que vocês tenham gostado, tenham aprendido e que absorvam as dicas que dei aqui. Foram pouquinhas, mas foram de coração, pra realmente te ajudar no que é essencial pra iniciar. Um grande abraço e até o próximo artigo! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *